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Algumas dicas para criar um site profissional
Porque criar um site profissional? A resposta para essa pergunta é que os internautas hoje estão cada vez mais exigentes quando se trata de visitar um site ou blog.
Sabe-se que ao menos 94% dos internautas observam muito e julgam um site pelo seu layout.
Os visitantes buscam praticidade na hora de navegar pelas páginas do seu site e quando se deparam com um site difícil de encontrar o que precisam logo fogem do seu site ou blog.
Por isso é tão importante que a template do seu site ou blog seja bem intuitiva e de fácil navegação.
Veja também: 14 dicas para você conquistar o seu público
Por que o design de um site profissional é tão importante?
O design de para criar um site profissional vai muito além de escolher de cores berrantes, letras cheias de “flu flu”.
É muito importante que a escolha do design seja feita de forma cuidadosa para que os seus visitantes se sintam confortáveis com o layout da sua página, o que muitas vezes acabam por influenciar no comportamento deles tais como finalizar uma compra, por exemplo.
O design de um site tem a grande função de fazer com que sua marca seja reconhecida.
Nesse sentido todos os elementos gráficos devem ser escolhidos de forma que a identidade e a missão da empresa seja mostrada.
E isso acaba agregando valor ao produto, e além disso transmitir profissionalismo, confiança e segurança ao visitante.
O cliente deve se simpatizar com o design da sua página e tomar atitudes de forma simples e natural.
Assim, é importante criar um site profissional que contenha informações úteis e relevantes e que, ao mesmo tempo, apresente um design original e atraente.
Estrutura e conteúdo de um site profissional
De acordo com uma pesquisa realizada pela Adobe em 2015, se os entrevistados tivessem apenas 15 minutos para acessar um conteúdo, 66% disseram dar prioridade a algo que exibisse um design bonito e bem projetado ao invés de conteúdo puro e simples.
Essa mesma pesquisa apontou que 38% das pessoas abandonam o site, caso o conteúdo não apresente um layout atrativo ou imagens de boa qualidade.
Por isso é primordial equilibrar as necessidades do seu negócio com um toque de elegância, beleza e estilo, ao montar a estrutura do seu site.
Abaixo temos dicas para garantir que você forneça a melhor experiência para os usuários ao escolher o design para criar o seu site profissional.
1. Escolhendo a melhor estrutura de layout para o seu site
O primeiro passo é escolher um layout para seu novo site. Você irá perceber que são várias opções de estrutura tais como: posição da barra de menu, tamanho do rodapé, número de colunas, … ou seja, toda a parte estrutural da página.
Cada estrutura é adequada para cada tipo de proposta. Não existe, portanto, mágica para apresentar o layout perfeito para seus visitantes.
Se o seu foco são textos descritivos para gerar resultados, o ideal é que a área de publicações seja maior e mais destacada, enquanto sites de captação de clientes para televendas devem direcionam a atenção dos clientes às informações de contato.
Para quem não tem experiência em webdesign, existem criadores de site que ajudam a criar um site com designs perfeitos para as suas necessidades, indicamos aqui a Hostgator que além de oferecer a criação de sites ainda é possível comprar a hospedagem por um preço bem acessível e dependendo do plano que você escolher o registro do domínio é gratuito.
2. Escolhendo as cores do seu site
Pense na cor que você mais gosta, azul, rosa, azul limão (será que existe?).
Cada um tem uma cor favorita, por isso é imprescindível a escolha da cor do seu site que agrade um máximo de visitantes possível, site todo vermelho?
Pode ser irritante isso… a não ser que seja um sexy shop bem apimentado… Por isso pense bem na cor que você escolhe para o seu site.
A ciência comprova que o cérebro possui um comportamento diferente para as mais diversas tonalidades de cores, isso se chama psicologia das cores.
A Psicologia em marketing e publicidade já é utilizada há bastante tempo para definir tendências de compra ou comportamentos do consumidor.
A utilização de determinada combinação de cores, de maneira geral, pode atrair ou repelir clientes ou futuros compradores de seu produto ou serviço, o que não é bom.
As cores para um site devem ser escolhidas de forma a causar emoções nos visitantes e influenciar positivamente nas escolhas que o visitante fizer no seu site, seja na compra de um produto ou na leitura de um texto ou artigo seu.
Combinando as cores para o seu projeto
A combinação ideal de cores dependerá do objetivo do seu site e do perfil de visitante desejado. É preciso analisar todas as opções para que se chegue no resultado desejado de forma eficiente.
A Psicologia explica que cada cor tem um significado e elas podem influenciar, provocando sentimentos, emoções, desejos e percepções:
Amarelo: É a cor do sol. Transmite calor, alegria e otimismo. É brilhante, remete ao ouro e à energia.
Laranja: É uma cor marcante, transmite entusiasmo e disposição. Representa a criatividade e a ousadia.
Vermelho: É um cor quente e poderosa. Simboliza o amor, a sensualidade, o fogo e também a urgência e a atenção.
Roxo: Cor da criatividade, da imaginação, da intuição e sabedoria. Também evoca a espiritualidade e o misticismo.
Azul: Cor profunda que remete à calma e à tranquilidade. Inspira o equilíbrio, a confiabilidade e a força.
Verde: É a cor da natureza. Simboliza o crescimento, a fertilidade e também a esperança e a saúde.
Cinza: Cor neutra, mas que traduz elegância e intelectualidade.
Preto: É considerada ausência de cor. Usualmente utilizada em combinação com outras cores, é a responsável pelo acabamento, requinte, conferindo credibilidade e estilo.
Branco: É a soma de todas as cores. Simboliza a pureza, a serenidade e a paz.
Formas Geométricas
Outros elementos capazes de transmitir determinados sentimentos são as formas geométricas utilizadas no seu site:
Quadrados e retângulos: As formas retas denotam objetividade, racionalidade e igualdade. Inspiram confiança, segurança e a estabilidade de determinada marca;
Círculos: Em razão do formato curvilíneo, os círculos promovem a ideia de movimento contínuo, de infinito, de abundância, atemporalidade e plenitude;
Triângulos: Muito utilizados em contextos religiosos, eles indicam energia, o vigor, a direção e a espiritualidade. Os triângulos também evocam o crescimento, o equilíbrio, a harmonia e a proporcionalidade.
3. Escolhendo as fontes
A escolha da tipografia também pode influenciar positivamente ou negativamente os seus visitantes
A Quick Sprout realizou um levantamento interessante, onde constatou as seguintes tendências sobre fontes:
O tamanho da fonte para o corpo do site não deve ser inferior a 11 pontos, para não dificultar a leitura e, consequentemente, fazer com que a pessoa permaneça mais tempo em sua página;
Mais de 60% de blogs famosos e relevantes usam letras no tamanho 13 ou 14;
Quase 70% de sites populares mantêm o tamanho da fonte do título entre 17 e 25 pontos, garantindo que assim obtiveram melhores resultados; em mais de 50% dos casos, as fontes utilizadas para o título foram Arial ou Georgia;
As fontes para o corpo do texto mais utilizadas por 90% dos maiores blogs são:
– Verdana: usada em 34% dos casos;
– Lucida Grande: usada em 24% dos casos;
– Arial: usada em 18% dos casos;
– Georgia: usada em 14% dos casos.
Fontes com ou sem serifa? Em uma definição genérica, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras.
Assim, temos as famílias de fonte serif (com serifa) e sans serif (sem serifa).
E se você está se perguntando o porquê desses detalhes para criar um site profissional, saiba que a escolha da fonte para determinado local do seu site pode impactar diretamente no layout e, consequentemente, na experiência do usuário.
Fontes com serifa são amplamente utilizadas em materiais impressos, mas podem não funcionar muito bem em conteúdos online, dificultando a compreensão e a leitura, principalmente se o acesso for de um tablet ou smartphone, cujas telas são bem menores.
Por essa razão, as fontes sem serifa são utilizadas pela maioria dos sites no corpo do texto.
4. Design de conteúdo
Para que seu site seja facilmente encontrado por seu público-alvo, o seu conteúdo precisa otimizado para as ferramentas de busca.
Por isso a qualidade dos conteúdos são importantes para que essas ferramentas de busca localizem sua página e consequentemente ter as melhores posições no ranking.
É preciso adotar as seguintes práticas para ficar bem posicionado e ser encontrado:
Disponibilizar conteúdo original e que atendam as expectativas dos visitantes
Proporcionar uma experiência prazerosa
Palavras chaves também são importantes, uma vez que possibilitam que seu site seja encontrado de acordo com o termo pesquisado
Ter imagens de qualidade no seu site
O seu conteúdo deve ser acessado de qualquer dispositivo sem perder a qualidade.
Fazer uso racional dos espaços em branco do site, proporcionando uma leitura leve, agradável e compreensiva.
5. Utilizando imagens
Mesmo que texto apresente o formato ideal para ser reconhecido pelos motores de busca, é difícil navegar em um site que contenha apenas texto.
A experiência acaba ficando monótona para o usuário.
As imagens são fundamentais para enriquecer a experiência do usuário, deixar o site mais harmonioso, além de transmitir emoções e despertar desejo e motivação em seus leitores, propiciando o engajamento com sua marca.
As imagens ideais são aquelas que envolvem seu público de forma consciente e subconsciente.
As imagens são recursos valiosos, que transmitem diversas informações em um único formato.
Por isso que empresas de propagandas fazem questão de frisar bem as imagens dos seus produtos, é como dizem: “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
Destacamos aqui algumas práticas para utilização de imagens em seu site:
Procure utilizar imagens de alta qualidade, originais ou com licença livre para o uso. Busque por bancos de imagens confiáveis;
Dedique um tempo realizando a edição das imagens para que fiquem dimensionadas corretamente e certifique-se de que a saturação e o brilho estejam adequados.
Explore os efeitos visuais para torná-las exclusivas;
Escolha imagens que sejam compatíveis com os interesses do seu público.
Para que o site atenda aos objetivos propostos é preciso planejar, estudar, testar.
Como você pôde perceber, nenhum aspecto do design do seu site deve ser pensado aleatoriamente.
Desde a escolha do nome e do domínio até a definição das cores ou das imagens, passando pelo conteúdo, você deve determinar cuidadosamente cada detalhe, de maneira analítica.
O design para criar um site profissional é um grande processo de planejamento. Contudo, não é mais necessário ser um designer profissional para produzir conteúdo gráfico de qualidade para seu site e redes sociais.
Basta ter uma plataforma com layouts personalisáveis que tudo fica mais fácil.