Os elementos da presença digital são peças chave para potencializar seus resultados e possibilitar uma estratégia de Marketing Digital de sucesso.
O marketing digital é importante para alavancar o sucesso do seu negócio, e saber utilizar bem a internet como um canal de divulgação poderá lhe trazer grandes vantagens competitivas no mercado.
E para conquistar essas vantagens competitivas no mundo digital é muito importante se familiarizar com os principais elementos da presença digital. E boa parte desses elementos aqui expostos você conhece muito bem.
Então vamos a eles.
Índice de Conteúdo
Sites
Precisamos alcançar nossos clientes de forma eficiente, para isso precisamos utilizar de todas as ferramentas possíveis para divulgar nossos serviços. Umas das ferramentas importantes é a criação de sites é nele que o usuário aprende sobre sua empresa, produtos e serviços oferecidos.
Veja as vantagens de um site para o seu negócio:
Aumentar as vendas: O aumento é devido ao redirecionamento dos acessos para a ação de compra online na sua loja virtual ou em sua loja física.
Reduzir custos: a redução de custos se dá por exemplo na utilização de chats, uma vez que o cliente gastaria menos com uma ligação telefônica, ocupando menos as linhas telefônicas e economizando tempo, já que nesses casos é muito mais cômodo para os seus clientes.
Fidelizar Clientes: Trazer clientes para mais perto da sua empresa através da publicação de conteúdo de qualidade, e dessa forma, influenciar clientes e usuários através da divulgação de novos produtos e serviços.
Landing Pages: São páginas únicas geralmente em um endereço de site diferente do principal e são desenvolvidas para campanhas individuais de marketing digital. Por exemplo, montadoras de automóveis criam páginas exclusivas para lançamentos de um modelo único do carro. Desenvolvem um site à parte apenas para o carro. Desta forma é possível destacar o novo modelo e trabalham esta página para impactar o público-alvo sem afetar o site principal que mostra todos os carros.
Seu site é o principal ponto de contato, é onde geralmente os clientes iniciam ou terminam o contato com sua marca antes de se tornar um lead (cliente interessado) e partir para aquisição de seu produto ou serviço.
Por isso é muito importante que a sua empresa possua um site pois, esse é um dos elementos da presença digital mais importante.
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Redes Sociais
Pessoas usam as redes sociais para se conectarem umas com as outras, com empresas, celebridades e outras marcas. Mas independentemente deste tipo de conexão, as redes sociais é um meio de compartilhar experiências e informação (com texto ou multimídia).
Seja qual for a plataforma de rede social, todas requerem que você mantenha atividade através de conteúdos de qualidade e não espere dias ou semanas para atualizá-las. Encontre artigos interessantes pela internet e poste em seus perfis, divulgando informações sobre seus produtos e ramo de atuação você constrói uma identidade de um líder de mercado.
Indicamos a ferramenta de gerenciamento de redes sociais Hootsuite (www.hootsuite.com), nela é possível publicar em múltiplas redes sociais ao mesmo tempo e ainda analisar todo tráfego social.
Também é necessário monitorar sua marca nas redes sociais, uma vez citada se torna rápido sua propagação, seja esta positiva ou negativa – já ouviu falar que notícia ruim corre mais rápido? É verdade, e isto ocorre também na internet, seja proativo e esteja a frente.
A internet dispõe de ferramentas pagas e dezenas de serviços gratuitos de monitoramento.
Uma delas é o Social Mention (www.socialmention.com), onde você define uma ou mais palavras a serem monitoradas. Pesquisa menções em várias redes, filtra as mais interessantes e pode checar também há quanto tempo o último usuário mencionou as palavras escolhidas.
Quando pensar entre quais serviços de mídias sociais escolher para publicar seu conteúdo, pense no perfil de seu público-alvo, lembre-se que sua marca deve alcançar seu cliente potencial prioritariamente. Considere as maiores redes do momento e conheça mais um pouco sobre cada uma:
YouTube
Chegou a mais de um bilhão de usuários em todo mundo. No Brasil conta com 83 milhões de usuários ativos mensais. O Facebook é a rede social preferida não somente por agregar o maior número de usuários conectados mas permitir o uso de recursos para empresas que habilita a criação de páginas dentro da rede, chamada Facebook Page (Fan Page) e espaços de anúncios publicitários.
O Facebook é mais bem aproveitado por empresas que atuam no mercado B2C (business-to-customer) – empresas que atendem diretamente seus clientes finais, estes geralmente são produtos de consumo.
Não use ou crie um perfil pessoal para usar como Fan Page, este é um dos maiores erros cometidos pois assim não é possível obter todos os dados e medições para melhorar seu conteúdo.
Rede social profissional com 300 milhões de usuários no mundo, sendo o Brasil o 3º maior país com 15 milhões de usuários cadastrados. Esta rede é a mais recomendada para manter seu perfil profissional individual, receber recomendações e encontrar clientes e parceiros de negócios. Melhor aproveitado em mercado de empresas B2B (business-to-business) – onde empresas fazem negócios e entregam seu produto/serviço diretamente para empresas.
Outro destaque nesta rede é o fato de que a maioria dos donos de negócio e tomadores de decisão possuem seus perfis ativos, muitos deles que não inclusive não estão no grandioso Facebook. Esta rede permite também publicidade paga, como propagação de postagens e venda de espaços para anúncios.
Rede social de fotos, comprada pelo Facebook, o Brasil está entre os cinco maiores países no Instagram. Apesar de não revelar o número de usuários no Brasil, o Instagram conta mais de 150 milhões de usuários ativos no mundo.
Ideal para apresentar sua empresa, da Operação até a sua oferta de produtos, o Instagram é mais bem aproveitado para o setor alimentício e de vestuário mas não limitado somente e estes.
Ainda um desafio para maioria das pequenas e médias empresas, o Twitter é uma das melhores redes para anunciar eventos e lançar novidades de novos produtos e serviços. É uma poderosa rede social para engajamento baseada em postagens curtas de até 140 caracteres em texto, que também permite sincronização com outras redes sociais. O uso de hashtags (como #hashtag) permite o rastreamento de conversas sobre eventos específicos.
YouTube
Rede social de compartilhamento de vídeo e segundo site de pesquisas mais utilizado no mundo (depois do Google). Nove em cada dez internautas brasileiros usam o YouTube para assistir vídeos. Considere criar seu canal e adicionar seu material de mídia interativa nesta rede social. Também é possível criar campanhas de exibição de seus vídeos comerciais e vídeo depoimentos e direcionar conteúdo para seu site.
YouTube é considerado um líder em distribuição online de vídeo. Use o YouTube para alcançar grandes e diversificadas audiências.
Conclusão
Você conheceu os principais elementos da presença digital. Agora é preciso utilizar esses elementos a seu favor para que você possa ganhar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes, visto que muitos deles já utilizam esses elementos para alavancar as suas vendas.
E você, já está utilizando um desses elementos a seu favor? Deixe o seu comentário abaixo.