Vamos neste post aprender a fazer uma análise da presença digital e de que forma podemos aumentar o engajamento e os tráfegos de acesso.

Você trabalhou muito para divulgar seu conteúdo na internet com excelentes textos e usou do seu conhecimento para compartilhar com o seu público.

Porém percebe que não está tendo os acessos esperados e  engajamento do público.

Nesses casos existem diversos indicadores e um dos mais comuns é o tempo de permanência no seu site ou blog. 

Vamos descobrir as causas que prejudicam a sua presença digital.

Veja quais são os principais elementos da presença digital

Índice de Conteúdo

Tempo de permanência no site

O tempo de permanência no seu site é muito importante já que é um indicador positivo ou negativo do nível de engajamento do público com o seu site ou negócio.

Se os visitantes entram no seu site e saem rapidamente esse é um indicativo de que algo precisa ser mudado e isso acaba por impactar diretamente nos negócios da sua empresa.

Cada visitante que acessa o seu site é um potencial comprador do seu produto, conteúdo ou ideia.

Esse visitante tem deve ser tratado como um cliente que entra, por exemplo, em uma loja física para comprar um determinado produto.

Logicamente você não irá deixar esse cliente de lado, mesmo que ele não adquira nada naquele momento você estará trazendo um cliente em potencial já que existe grande possibilidades dele voltar.

Nesse aspecto, não trate o seu tráfego de acessos como se fosse qualquer visitante entrando em sua página, trate como se fosse um cliente disposto a adquirir um produto no seu site.

Se esses visitantes deixam o seu site, eles saem do seu nicho de vendas ou abandonam o carrinho de compras online e não compram.

Faça uma análise do relatório de acessos

Quando você começa a analisar o relatório de acessos de outros canais tais como as redes sociais, irá perceber que os clientes não compram, ou não há interessados no que a sua empresa tem a oferecer.

Ninguém, de alguma maneira, não está falando da sua empresa ou o seu negócio.

Uma importante ferramenta de análise é o Google Analytics nele você poderá obter dados e fazer medições sobre o seu tráfego.

Se após análises dos dados de acesso do seu site, você descobrir que os resultados não foram bons o bastante é hora de investigar as possíveis falhas e solucionar de vez os motivos dessas falhas. 

Abaixo temos uma lista das possíveis causas dessas deficiências.

Conteúdo Estático

Um dos motivos pelos quais as pessoas abandonam o seu site é a falta de atualização, seja no site o no seu perfil das redes sociais.

Por isso é sempre importante postar novidades e atualizar as notícias no seu site ou blog para que o número de acessos não caiam.

Falta de Mídia Interativa  

Outro fator importante é a utilização de mídias interativas, nesse caso a utilização do Youtube é um forte aliado para contar suas histórias e mostrar o quanto você é bom em determinados assuntos.

Se você ainda não fez isso, não fique esperando para fazer e começar a engajar a sua audiência e aumentar o tráfego no seu site.

Design Responsivo

Muitas pessoas acessam determinados conteúdos pelo celular.

Nesse sentido é importante saber como fica o design do seu site nesses tipos de aparelhos, uma vez que o seu conteúdo poderá aparecer desconfigurados.

Para saber se a configuração do seu site é compatível com esses aparelhos basta utilizar uma ferramenta de emulação gratuita o Mobile test.me

Mais lento que uma lesma

A maioria das pessoas, para não dizer todo mundo, odeiam entrar em uma página que demora séculos para carregar.

Quem já teve a experiência de ver um produto ou conteúdo na internet e na hora que vai acessar a página demora horas e horas para carregar? 

O fato é que essa leeeeennnnnntidão toda faz com que as pessoas saiam dessa página e vá procurar em outro site.

Nesse caso você está perdendo um cliente que poderia ter adquirido um produto no seu site, mas que devido a velocidade de carregamento da sua página, não teve a paciência de esperar e foi para ou site comprar.

Não levando em consideração a ultra, hiper, mega velocidade da nossa internet brasileira, ou talvez devemos levar isso também em consideração e não criarmos um site pesado demais….

O mesmo Blá blá blá de sempre 

O mesmo problema de sempre é a inércia de melhorar a sua presença digital.

Não fazer uma análise do relatório, dados e métricas do seu site ficará difícil saber que tipo de conteúdo causa mais impacto em cada canal.

Sem isso você não irá definir como irá fazer o melhor conteúdo para que as pessoas se conectem com o seu site. 

Distribuição

No atual cenário da globalização e dos avanços tecnológicos as pessoas estão cada vez mais conectadas.

Elas usam todos os dias celulares, tablets, notebooks e agora as smarts Tvs para acessarem suas informações.

Isto significa que as pessoas experimentam sua presença nos mais diversos dispositivos.

É importante entregar a mesma mensagem nos diversos canais de forma a não confundir os seus clientes.

Por exemplo, os estilos e cores podem até ser diferentes nos diferentes dispositivos, mas a sua marca deverá ser a mesma. 

Conclusão

A presença digital é um fator decisivo para o sucesso do seu negócio online.

Por isso é imprescindível acompanhar os acessos em seu site, e descobrir se os clientes estão interessados nos produtos que você oferece.

Caso não haja interesse, é importante fazer uma análise do seu negócio, buscar estratégias para atrair clientes e aumentar o grau de interesse no seu produto ou serviço.

Atualize-se sempre com as novas tendências do mercado digital.

E então, já passaram por essas situações mencionadas nesse post? E como fizeram para dar a volta por cima? comente!