Será que as pessoas irão consumir seu conteúdo ou vão ignorar? Isso vai depender do título que você irá usar.
Não adianta escrever um bom conteúdo se o título não for atraente o suficiente para fazer com que a pessoa consuma o seu conteúdo.
Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, por exemplo, ela recebe muitas opções de resposta diante dela.
Por isso é tão importante que o título seja suficiente ótimo para fazer com que as pessoas cliquem para acessar o seu conteúdo.
Veja como garantir para que isso ocorra sempre.
Primeiramente, vamos descobrir a importância dos títulos em formato de Manchetes.
Índice de Conteúdo
Afinal, porque usar títulos em forma de Manchete?
Milhares de posts são publicados diariamente e uma variedade de conteúdos de mídia social, as pessoas vão olhar para os títulos que mais chamam a atenção delas.
E os títulos em forma de Manchete são os que mais influenciam as pessoas a decidirem em clicar no seu site.
Então o seu foco principal é escrever títulos atraentes para atrair tráfego para o seu site.
Escreva um ótimo conteúdo para o seu público, mas invista ainda mais tempo nos títulos
Clickbait ou Clickable: será que isso importa?
Mas o que é esse tal de clickbait?
São táticas utilizadas para gerar tráfego online por meio de títulos de forma exagerada e promessas impossíveis. São as famosas “iscas de clique”.
Ao pensar em atrair tráfego, um problema é se você precisa de títulos com isca de clique ou clicáveis (clickable).
Existe uma diferença muito grande na experiência do usuário entre os dois tipos de clique.
As manchetes de Clickbait são atraentes, mas na maioria das vezes não entregam o que promete. Se as pessoas clicarem em um título, visitarem o seu site e não for o que elas esperam, elas sairão rapidamente.
Ai você já sabe qual será as consequências disso. Isso pode prejudicar a sua reputação e reduzir a importância do seu conteúdo nos resultados de pesquisa.
Portanto, evite usar clickbait. Isso não é legal para a sua estratégia digital.
Agora os títulos clicáveis (clickable) fazem com que as pessoas decidam clicar e entregam o conteúdo que os visitantes esperam quando acessam o seu site ou blog.
Isso aumenta a probabilidade de os visitantes permanecerem ou retornarem ao seu blog.
As Dicas para títulos que funcionam
Vou te dar algumas dicas para orientar no processo de criação de títulos.
Primeiro, não tenha medo de experimentar várias manchetes.
A maioria dos editores e blogueiros escrevem 20 ou mais títulos antes de escolher o título que eles acham que funcionará melhor para um conteúdo ou anúncio.
Próximo passo é, mantenha as manchetes curtas. O tamanho ideal do título é de seis palavras ou de 50 a 70 caracteres.
Mas não tenha medo de demorar mais na criação do título, caso seja necessário.
Observe se o título informa aos visitantes em potencial o que esperar do seu conteúdo. Os leitores querem saber o que estão recebendo.
Mostre os benefícios do seu conteúdo, deixando que eles saibam como isso os ajudará.
Você poderá apelar às emoções para chamar atenção das pessoas para que elas cliquem. Por exemplo: Surpresa, curiosidade, simplicidade e urgência tornam as manchetes mais interessantes.
Modelos de títulos vencedores
As manchetes mais bem-sucedidas contêm palavras relacionadas ao formato da postagem, ao tipo de conteúdo, às emoções, a um tópico de tendências e a uma promessa ao leitor, por exemplo, “25 estratégias surpreendentes que farão de você um mestre do marketing”.
Existem alguns tipos de títulos que envolvem firmemente o público. Isso inclui:
- O número no título, por exemplo: “4 dicas para emagrecer fazendo exercícios em casa”
- Instruções no título, por exemplo: “Como emagrecer em uma semana”
- O título baseado em perguntas, por exemplo, “Como emagrecer amamentando? ”
- O título do comando, por exemplo: “Use essas dicas para emagrecer rápido”
- A manchete da história, por exemplo: “Veja o que aconteceu quando usei esse método de emagrecimento”
- A manchete baseada no medo, por exemplo: “Aviso! Não tome sucos detox sem antes ler isso”
Use esses exemplos como ponto de partida para criar os seus próprios títulos.
Use as ferramentas de tendências de palavras-chave para escrever títulos interessantes
Uma maneira de tornar seus títulos mais atraentes é usar as ferramentas de tendência de palavras-chave. Você poderá usar o Google Trends para encontrar palavras-chave com uma alta taxa de engajamento.
Crie títulos usando essas palavras-chave com base em alguns dos tipos de títulos listados acima.
Você pode usar também o Taboola Title Analyzer para testar seus títulos e encontre aqueles com uma alta taxa de cliques prevista (CTR).
Peguei como exemplo o nicho de Marketing Digital:
Sabemos que no Marketing Digital existem diversos sub nichos, e um dos mais procurados é “Como Ganhar Dinheiro Online”.
Se jogarmos esse termo no Google Trends teremos o resultado das tendências de pesquisas do termo “Como ganhar dinheiro Online”.
Você pode observar pelos resultados do gráfico que o interesse do público por esse termo está variando bastante ao longo do tempo.
Essa ferramenta é interessante porque você pode comparar resultados de tendências por pesquisa de determinados termos.
Por exemplo, vamos comparar agora o “Como Ganhar dinheiro Online” com “Como Ganhar Dinheiro Na Internet”. Veja abaixo os resultados:
Olha que interessante:
- Como Ganhar dinheiro Online (em azul) – representa 25% das buscas
- Como ganhar dinheiro na Internet (em vermelho) – representa 75% das buscas
Viu como a mudança de uma palavra no seu título pode te trazer resultados surpreendentes?
Por isso é muito importante fazer uma análise das tendências de pesquisas para você criar um título atraente e que vai te trazer resultados.
Essa ferramenta também é ótima para você criar conteúdo, ajuda muito na hora de fazer as escolhas das palavras-chave com as melhores tendências de busca e interesse do público ao longo do tempo.
Você também pode usar o Uberssugest para fazer essas análises. Essa ferramenta te mostra o volume de pesquisas e te dá sugestões de conteúdo e ainda mostra os sites dos concorrentes com os termos pesquisados.
Você deve ter percebido então a importância de usar ferramentas na hora de criar os seus conteúdos e principalmente os seus títulos. Fazer uma análise com essas ferramentas fará com que você tenha ótimos resultados nas buscas.
Conclusão
Esses dados mostram que seguir as fórmulas para escrever títulos atraentes é um bom começo.
Além disso, você terá ainda mais sucesso se usar as tendências atuais de palavras-chave para melhorar o engajamento e a CTR.
Não tenha medo de testar várias versões até encontrar o título que funciona melhor para você.
Até a próxima!