O tráfego orgânico é a base principal para a sobrevivência de um blog ou site. É através dele que você consegue clientes para os seus produtos ou serviços.
Mas tem uma coisa…
Você investiu na hospedagem do seu blog, email marketing, está enchendo o seu blog de conteúdo, e quem sabe usando as melhores estratégias de SEO e ainda sim não tem visitantes no seu blog?
Parece que você está “escrevendo para as paredes”?
Pois saiba que você não está sozinho nessa, essa é a realidade de muitos que hoje estão construindo o seu blog e estão na luta para conseguir tráfego orgânico para o seu site.
Eu mesmo enfrentei esse tipo de situação em que não conseguia tráfego orgânico para o meu site mesmo usando as melhores práticas de SEO.
Entende-se aqui que tráfego orgânico não é o mesmo que tráfego pago. O Tráfego Orgânico é conseguido de forma espontânea e é a forma de tráfego mais qualificada que existe e a mais difícil de conseguir também 🙁
Por mais que a gente use as melhores estratégias de SEO o nosso amigo GOOGLE usa, além do SEO, outros parâmetros para posicionar o site na primeira página.
Falo Google aqui porque mais de 90% das buscas é feito nesse buscador. Essa p***a de buscador ficou impregnado na nossa mente. Mas, é o melhor, tenho que admitir.
Você sabia que o Google possui uma lista enorme com os principais parâmetros para posicionar um site na primeira página e que eles não revelam? É um segredo muito bem guardado (vai saber porque disso).
Você sabia que para o seu site ganhar força e começar a aparecer nas pesquisas do Google, leva-se em média 6 meses?
Ca%&*$#, isso é tempo demais para quem está precisando de tráfego orgânico para o seu site e conseguir gerar receitas com isso.
Mas você pode mudar essa realidade e ESTAR MUITO A FRENTE DOS SEUS CONCORRENTES.
Índice de Conteúdo
O Segredo para Ganhar dinheiro Online é: tráfego Orgânico!
TRÁFEGO = RECEITAS (R$)
SEM TRÁFEGO = SEM RECEITAS (R$)
Ah mas é só isso? Esse é um dos requisitos mais importantes para você ganhar dinheiro online.
Arrisco a dizer que é 98% de tudo que você precisa para ganhar dinheiro Online, o resto é aprender a fazer uma ótima copy para convencer alguém a comprar algum produto seu.
Mas o que esse negócio de copy? Esse livro te ensina tudo!
Como Gerar Tráfego Orgânico Para O Seu Site?
Existem diversas maneiras de se gerar tráfego orgânico, mais quando se falar em gerar tráfego para o seu site de forma rápida é: PAGANDO.
Ah! Então estou ferrado, como vou pagar para gerar tráfego para o meu site/blog se não tenho dinheiro para investir em tráfego.
Muita calma nessa hora!
A estratégia que eu vou te mostrar a seguir vai fazer você conseguir muitas visitas para o seu blog diariamente de forma GRATUITA.
Vem comigo que eu te mostro.
O Segredo Para Gerar Tráfego Orgânico Mais Rápido Para O Seu Site
Para você atingir o objetivo de gerar tráfego orgânico o quanto antes para o seu site sem precisar esperar ele se posicionar nas pesquisas do Google ou pagar por isso é: Usar o Pinterest!
“Ah! mais esse site só tem imagens cachorros fofinhos, deliciosas receitas engordiet….”.
Não mesmo….
Se você acha que o Pinterest é apenas um lugar onde as pessoas compartilham fotos de receitas, artesanatos e fotos de casamento, sugiro que você mude sua ideia sobre isso.
Muito além de compartilhar fotos de receitas de bolos, cachorros fofinhos, casamento e artesanatos, o Pinterest é uma ótima opção para as suas estratégias de Marketing Digital e Tráfego Orgânico para o seu site.
Grandes marcas como o Walmart, Apple e BMW, por exemplo, estão apostando no Pinterest para as suas estratégias de Marketing.
Veja aqui histórias de sucesso
Você deve saber que um dos fatores primordiais para o seu sucesso online é a geração de tráfego, ou seja, se tem tráfego tem vendas, se não tem tráfego não tem vendas.
Use esse mecanismo de busca visual para aumentar as visitas no seu site, as chances de você fazer o seu negócio gerar lucro são muito maiores.
Existe um poder por trás do uso do Pinterest para direcionar tráfego para o seu blog. Basta dar uma olhada nestes fatos surpreendentes:
- Um Pin é em média 100 vezes mais propagável do que seu tweet
- 93% dos Pinadores usam o Pinterest para planejar compras
- 87% dos Pinadores compraram algo devido ao conteúdo que viram no Pinterest
- 72% dos Pinadores afirmaram que o Pinterest os apresenta a novas marcas e serviços
- 10 bilhões de recomendações são feitas todos os dias
E não pense que por você estar no setor de blogs, tecnologia ou marketing, não pode causar impacto no Pinterest.
Usar o Pinterest é estar a frente dos seus concorrentes.
A mágica do Pinterest é que ele pode levar de 4.000 a 30.000 visitantes por dia para o seu blog gratuitamente!
Aqui está o segredo: nenhum site oferece tráfego orgânico gratuito como esse, exceto o Google e talvez o YouTube. Tudo o que você precisa fazer é encontrar postar Imagens relevantes para o seu público com assuntos que resolva um problema real das pessoas.
Então, como você pode atrair mais tráfego orgânico através do Pinterest? Aqui estão 9 Dicas que você pode usar para elevar sua estratégia de Pins e atrair tráfego.
Para Você que é afiliado iniciante dê especial atenção a dica 9….Vai por mim…
1 – Otimize o seu perfil
O primeiro passo é otimizar o seu perfil, isso vai ajudar você a ser encontrado pelos usuários e também pelos buscadores como o Google.
Se possível use seu nome que você usa nos perfis das suas redes sociais, caso não puder fazer isso use um nome de usuário fácil de ser encontrado.
Faça com que os seus visitantes reconheçam a sua marca, para isso use uma imagem no perfil para facilitar nessa tarefa, seja sua foto pessoal, caso queira fazer um Marketing Pessoal, ou uma logo da sua empresa, caso queira fazer Marketing do seu Negócio Online.
Um outro ponto importante aqui é ter foco na sua estratégia de Marketing no Pinterest.
Se o seu blog é sobre finanças, de nada adianta criar pins de moda e comida somente pelo fato de esses serem os assuntos mais populares do Pinterest.
Escolha o seu nicho e trabalhe firme nele para te gerar ótimos resultados. Lembre-se FOCO.
Sempre fique de olho nas atualizações do Pinterest, para isso eles disponibilizam um blog com ótimas dicas da rede social.
2 – Crie uma conta comercial no Pinterest
Sim, você deve criar uma conta comercial no Pinterest, mas não se preocupe, é totalmente GRÁTIS.
Acesse o Pinterest para empresas ou converta sua conta existente.
Ao se inscrever com uma conta para empresa você terá acesso as análises do Pinterest – informações importantes sobre o comportamento dos seus pins – depois de verificar seu site com o Pinterest.
Você também pode aplicar para Pins Avançados , que são pins com mais informações do que o Pin padrão. Existem seis tipos diferentes de pins: filme, artigo, produto, aplicativo, receita e local – cada um com suas próprias atualizações de pins, como preços em tempo real e um link direto para o seu site.
Os pins dos artigos são valiosos para os blogueiros, pois você pode promover sua publicação mais recente com seu logotipo, título maior e um link para seu site.
Outros recursos que o Pinterest oferece para as suas estratégias de Pins são:
- Guias do Pinterest – O Pinterest oferece guias para ajudar você a começar a criar Pins, analisar e otimizar suas imagens.
- Blog de marketing – Aprenda dicas de marketing específicas para esta plataforma e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do Pinterest.
- Biblioteca de vídeos – capture mini vídeos tutoriais sobre a criação de Pins que valem a pena clicar ou como otimizar sua campanha, além de muito mais.
- Ferramentas – além dos Pins Avançados, você tem um arsenal de ferramentas de Pins para ajudar a alcançar mais pessoas. De Pins promovidos ao botão Fixar, você pode facilitar a localização e a fixação do conteúdo para os visitantes.
3 – As Imagens no Pinterest devem ser Otimizadas para SEO
É muito importante que as suas imagens tenham uma breve descrição do assunto, pois dessa forma os algoritmos do Pinterest entenderão melhor o conteúdo da sua imagem.
Isso é chamado de SEO em alt tag.
Sempre utilize palavras-chave relevantes para que o usuário encontre as suas imagens na rede social.
Foi demonstrado que Pins com descrições de 200 caracteres geram mais tráfego. Também não custa adicionar hashtags relevantes às descrições dos seus Pins.
Lembre-se sempre de redirecionar o usuário para o seu site, para isso preencha a fonte do pin com o endereço do seu blog.
Se você esquecer disso vai perder todo o tráfego que o seu pin poderia lhe trazer.
E você não vai querer isso, não é mesmo?
4 – Invista na descrição da sua copy
Para cada Pin existe uma descrição informando ao visitante sobre o que é esse Pin. Para blogueiros, o título do blog e uma pequena descrição da sua postagem devem ser suficientes.
Mas, para maximizar o potencial do seu Pin, você precisa fazer mais do que isso. De acordo com os dados de mais de 10.000 Pins do Pinterest, eles descobriram que para um alto envolvimento o seu Pin precisa ser:
- Útil – facilite a localização do Pin pelos pinadores com uma descrição exata. De acordo com o Pinterest, os Pins úteis recebem 30% mais engajamento. Ou seja, o seu Pin precisa ter um bom conteúdo para chamar atenção dos visitantes.
- Detalhado – em uma ou duas frases, explique sobre o que é o seu Pin. Forneça informações suficientes para fazer com que um Pinador clique no seu blog.
- Interessante – desenhe o seu Avatar, usando palavras relacionadas aos sentidos e sentimentos positivos.
- Chamadas para Ação – inclua uma frase chamativa em sua descrição. O uso de frases como “confira …” ou “clique para saber mais” pode gerar um aumento de 80% no engajamento.
5 – Crie imagens dignas de Pins
O que torna o Pinterest tão atraente e envolvente são as imagens que os blogueiros usam na plataforma.
Não utilize qualquer imagem. As melhores imagens são otimizadas para o máximo envolvimento.
Então, o que faz uma foto ser Pintastica? Vejamos três importantes observações quanto a criação de uma imagem pinável.
5.1. Precisa ser do tamanho certo
O Pinterest favorece imagens verticais. Como a maioria dos visitantes visualizam os feeds do Pinterest em dispositivos móveis, imagens mais altas do que largas se adequam melhor nesses dispositivos.
Você deve se perguntar: Qual é o tamanho ideal para um Pin? Geralmente uma proporção de 2:3 ou 4:5.
Por exemplo, se você tiver uma imagem com uma largura de 650, sua altura mínima deverá ser 975.
Quanto mais comprida for a imagem melhor, isso porque, os pins mais compridos são mais favoráveis no Pinterest, pois ocupam mais espaço no feed.
5.2. Uma imagem impressionante atrai muito mais tráfego
A imagem que você usa para o seu blog precisa ser atraente o suficiente para que um visitante clique nela e visite o seu blog.
Muitos estudos foram feitos sobre o que faz um Pin ser atraente e uma startup chamada Curalate encontrou vários atributos comuns aos melhores Pins existentes.
Veja um exemplo de imagem perfeita do Pinterest.
Tá, mais o que há de tão perfeito nisso?
- Não há rostos – imagens sem rosto humano recebem 23% mais repins . Os visitantes gostam de ver mais as coisas do que os rostos.
- Cores vibrantes – essa imagem funciona tão bem porque existem várias cores vibrantes em sua imagem – limão, rosa, vermelho – o que faz as pessoas compartilharem esse Pin.
- Plano de fundo contextual – as imagens de plano de fundo branco simples e simples recebem apenas um quarto das repins. Se você quiser mais Pins, escolha um plano de fundo que esteja relacionado à sua imagem geral.
- Inclui tons de vermelho – as imagens com predominantemente vermelho, laranja ou rosa recebem até duas vezes mais repins do que imagens com mais tons de azul.
- Boa Luminosidade – as imagens com mais luminosidade apresentam desempenho 20 vezes melhor que as imagens mais escuras.
O Pinterest também tem seu próprio guia para criar Ótimos Pins:
- Use imagens de alta qualidade – ótimos Pins usam fotos e gráficos de alta resolução e aparência profissional.
- Mantenha as coisas simples – mantenha suas imagens focadas em um tema aparente. Evite ter uma variedade de objetos ou produtos aleatórios.
5.3. Inclua texto na sua imagem
Para fazer com que o seu pin chame a atenção e gere tráfego para o seu blog, a dica é: adicione texto as suas imagens (pins).
Se feito de forma correta, vai mostrar ser mais profissional e vai ajudar o pinner a saber exatamente do que se trata o seu pin, rapidamente.
Veja como esse feed do Pinterest é mais dinâmico e atraente:
Agora, vejamos um feed que não tem texto nos Pins e a facilidade com que você pode passar por eles sem realmente nota-los.
Para incluir textos em suas imagens é muito fácil. Existem ferramentas gratuitas de edição de imagens, como PicMonkey e Canva, que facilitam a inclusão de texto em suas imagens.
Você também pode adquirir o Adobe Photoshop, se desejar mais opções e ferramentas para tornar suas imagens ainda mais populares.
Se você precisa de boas fontes para o seu texto de forma gratuita um bom lugar para começar é o Google Fonts .
6. Faça postagens frequentes
É importante que você mantenha uma frequência na rede social, então passe de 15 a 20 minutos criando pins e interagindo com outros usuários.
O algoritmo do Pinterest sempre leva em consideração a sua frequência na rede social.
Poste bastante conteúdo para registrar a sua marca no Pinterest, mas atenção: Não faça Spam, não crie Pins em todos os minutos do dia.
Se você criar de 5 a 10 Pins por dia está de bom tamanho.
Ah! e outra coisa os melhores horários para postar os seus Pins são das 7h às 9h de 14h às 16h e de 20h às 23h.
Mas o ideal aqui é sempre postar na parte da manhã. Você pode até programar o horário para a publicação do Post no Pinterest, se assim o fizer programe a postagem para que ela seja feita pela manhã.
7. Siga Marcas influentes
Parece bobeira, mas não é. Já foi comprovado que quando você interage com um usuário em uma rede social as chances de ele engajar com o seu conteúdo são muito maiores.
Compartilhe também conteúdo de outras pessoas e empresas interessantes.
Ao compartilhar conteúdos interessantes de outras pessoas você vai atrair muito mais usuários interessados no seu conteúdo do Pinterest.
8. Aprenda tudo sobre o Pinterest
Assim como em toda rede social (facebook, linkedin, twiter, instagram), você deve entender como funciona o Pinterest.
Você precisa entender a maneira de interagir das pessoas na rede social. Mas como fazer isso? Através das métricas oferecidas pelo próprio Pinterest.
Como você já deve saber, o tráfego é muito importante para o seu blog, sem ele você não conseguirá gerar lucro com o seu blog.
Não faz sentido postar conteúdo no seu blog se você não tem um público para consumir esse conteúdo. Tudo isso seria um trabalho em vão.
Se você trabalha como um afiliado iniciante ou até mesmo com o Google Adsense, você precisará de tráfego para conseguir gerar renda com o seu blog.
Se você possui pouco ou nenhum tráfego no seu blog, está na hora de mudar isso.
Veja as vantagens de ser ter tráfego através do Pinterest para o seu blog:
- Geração de leads (mais clientes para o seu negócio)
- Geração de receitas (mais lucro)
- Melhora as taxas de conversão
- Te dá mais autoridade no Mercado
- Tráfego orgânico
Tudo isso você pode conseguir através do Pinterest.
Para saber como conseguir mais tráfego para o seu blog usando o Pinterest acesse esse link.
9. Escolha produtos para divulgar
Como disse no início do post, o Pinterest é muito usado para postar fotos de receitas, casamentos, viagens e artesanatos.
O que isso quer dizer? Isso mesmo que você deve estar pensando, a maioria do público nessa rede social é feminino.
Isso significa que se você trabalha como afiliado as chances de você vender um produto mais voltado para o público feminino no Pinterest é muito grande.
Uma dica é: escolha produtos de tickets baixos que tenho certeza que você irá vender bastante.
Se você escolher um bom produto e fizer um Pin atraente o suficiente e ele viralizar você vai conseguir fazer vendas no automático. Pode acreditar!
Regras de ouro
Te passei bastante informação nesse artigo, mas lembre-se desses pontos:
- Não faça spam
- Escreva ótimas descrições
- Sempre coloque o Link do seu site/blog/afiliado nas suas imagens
- Salve Pins de outras pessoas
- Repetir o conteúdo popular
- Ser consistente
- Não desista
Conclusão
O Pinterest foi a rede social que mais cresceu em 2014 e o crescimento continua forte.
Para os blogueiros, o Pinterest pode ser um ótimo lugar para testar suas habilidades de criação de imagens e marketing. Para realmente ver os resultados do Pinterest siga essas etapas:
- Inscreva-se em uma conta comercial
- Dê atenção a sua copy da descrição
- Crie imagens sensacionais Pins
- Adicione textos as suas imagens
- Otimize para SEO
- Otimize seu perfil
- Faça postagens frequentes
- Siga Marcas Influentes
- Interaja bastante, quanto mais interação mais você irá se destacar no Pinterest.
Por fim, deixe seu comentário abaixo falando quais estratégias você utiliza para conseguir tráfego