Já está usando as técnicas de SEO de forma eficitente no seu blog?
Nesse artigo vou te revelar os segredos dos grandes projetos que atraem muitos visitantes todos os dias para o seu blog. Todas essas estratégias estão ligadas ao SEO (Search Engine Optimization).
Descubra um caminho alternativo e que realmente funciona para melhorar o posicionamento dos seus artigos sem ter que pagar as mídias sociais para conseguir tráfego para o seu site ou blog.
Quais as vantagens de posicionar o seu artigo nas primeiras páginas do Google?
- Você vai ser uma autoridade no nicho em que você trabalha
- Com mais acessos você terá muito mais chances de converter os seus leads em fiéis compradores
- Seu tráfego Orgânico irá crescer rapidamente com o SEO
- O primeiro lugar nas pesquisas do Google recebe 34% dos cliques, segundo a Advanced Web Ranking.
- Se você trabalha com Marketing de Afiliados, o seu faturamento irá crescer rapidamente.
Se o seu blog recebe pouco ou nada de visitas, agora é hora de virar esse jogo e fazer o seu negócio crescer rapidamente na Internet.
Aqui, você dá as cartas.
Com estes segredos, você poderá ganhar dinheiro trabalhando de qualquer lugar do planeta, decidindo seu horário de trabalho, sem um chefe ou uma rotina fixa, escrevendo sobre muitos assuntos diferentes ou apenas sobre o que mais curte.
Vamos lá?
Índice de Conteúdo
Antes de mais nada…
A primeira coisa que eu preciso dizer é que se você espera uma fórmula mágica que fará o seu site crescer rapidamente na internet e com isso você irá ganhar muito dinheiro sem esforço algum, esquece, esse artigo não é para você.
Com a estratégia que eu vou te ensinar aqui você terá resultados em seus posts em poucos dias, você vai conseguir a trazer o seus posts pelo menos até a terceira a posição e daí conquistar a segunda e finalmente a tão desejada primeira posição.
Com essas técnicas você vai ganhar cada vez mais acessos e, semana a semana, descobrir como criar uma renda complementar e, então, viver com independência apenas com a sua escrita.
Quer virar o seu próprio chefe?
Aqui você escolhe: ou ser um redator freelancer com conhecimento das técnicas de SEO ou criar o seu próprio projeto Online.
Na primeira opção você ganha dinheiro escrevendo conteúdo para outras pessoas sobre diversos assuntos.
Na segunda opção, você ganha dinheiro escrevendo sobre o que mais gosta criando o seu site e assim trabalhar de onde quiser, ou seja, você conquista a sua independência financeira.
Nesse artigo você vai aprender a ser um redator Freelancer ou trabalhar em seu próprio projeto.
Tenha isso em mente:
- Mais de 65% dos profissionais de Marketing
Digital usam as estratégias de SEO, ou seja, isso é uma prioridade no Mundo Digital.
O Faturamento desse setor vai crescer muito nos próximos anos.
- Cada vez mais pessoas se tornam independentes do mercado tradicional e, trabalhando por conta própria, de qualquer lugar do mundo, ganham o dobro ou o triplo do que profissionais presos em escritórios.
Mas antes entenda sobre o que é o Texto no Mundo Digital, para incentivar você a criar ótimos conteúdos para o seu site
#1 – O texto é a solução de um problema
Esqueça a literatura dos velhos jornalismos. Agora você oferece soluções para os seus visitantes.
A partir de agora o seu texto será produzido com um tom mais pessoal, que seja bem escrito, que crie descrições de sensações e lugares.
Mas cria a resposta para um problema.
Lembre que o seu leitor está em busca de uma solução para uma dúvida ou problema que ele enfrenta.
Mas como satisfazer o leitor?
Aqui é uma questão de descobrir. É uma inversão de lógica.
Você não vai escrever sobre um assunto que você acha que as pessoas irão se interessar, primeiro você descobre o que elas realmente querem ler, ai sim você irá entregar o conteúdo certo.
A primeira coisa que você precisa entender sobre o que o usuário está buscando.
Para isso existem ferramentas que mostram as estatísticas sobre o que os usuários mais pesquisam no Google.
- Keyword
Planner – Planejador de palavras chaves
do Google Gratuito.
- SEMRush – Melhor software Pago de SEO, muito útil para fazer pesquisas de palavras-chave e para conduzir análises sobre revisões estratégicas em um site.
No final desse artigo vou deixar os links necessários.
Digamos que você tenha um blog sobre emagrecimento e você não saiba sobre o que vai escrever (aqui é só um exemplo, funciona para qualquer nicho de mercado).
Você usa o Planejador de palavras chaves do Google ou SEMRush e descobre que a palavra “emagrecer rápido” é buscado mais de 10.000 vezes (o número aqui é só exemplo, pode ser que tenha mais).
Que “Dieta detox” é buscado por quase 10 mil pessoas todo mês.
Que “como perder a barriga” é buscado quase três mil vezes todos os meses.
Esses termos buscados no Google são chamados, em SEO, de keywords, ou, em português, palavras-chave.
Essas palavras chaves são as dúvidas para a qual o usuário quer resposta ou o problema que ele quer resolver.
De posse dessas informações você poderá escrever um conteúdo certo para o seu usuário e de quebra oferecer um produto relacionado ao que ele procura.
Afinal, um usuário que está procurando por “emagrecer rápido” talvez esteja interessado dietas detox, exercícios para fazer em casa (se for uma pessoa sem muito tempo) para ir na academia.
Isso é marketing de conteúdo.
Você oferece a solução para os seus usuários de forma gratuita e no final sugere que ele tome a ação A, B ou C.
A ação pode ser comprar um Ebook de receitas de dieta ou um treino para fazer em casa.
Bom, agora você entendeu bem a importância das buscas e como resolver de problemas.
Ao criar pautas para os seus posts, você vai dar um outro passo muito importante, que é descobrir a maneira como as pessoas buscam pelos assuntos relacionados ao seu site ou blog.
Para quem não entende nada de SEO pode escrever sobre “emagrecer rápido” e não ter acessos ao seu artigo.
Se você está no começo de um projeto, pode ter essa dificuldade mesmo conhecendo algumas técnicas.
Mas com as dicas que eu vou te dar aqui, você poderá levar o seu post para a primeira página e obter milhares de acessos.
Agora você já sabe que cada busca significa um problema que precisa ser resolvido com conteúdo.
Mas como levar os textos para o topo do Google, para que esses milhares de usuários
encontrem o seu post, e não o de um concorrente?
Vamos para as próximas linhas para descobrir mais.
2 – O texto é uma plataforma de vendas
O maior drama de blogueiros que se aventuram em criar seu próprio projeto de conteúdo é tentar desvendar como ganhar dinheiro com a ideia.
A maioria foi treinada para criar conteúdo, mas poucos tiveram a aula que ensinava como transformar esse conteúdo em dinheiro.
Saiba que nesse mercado ganhar estabilidade financeira e um futuro mais confortável são possibilidades bem mais concebíveis do que você pode imaginar.
Visualize, por um instante, como seria sua vida se você pudesse acordar a qualquer hora,
trabalhar de qualquer lugar, definir e redefinir sua rotina como quiser.
Essa é a realidade de muitas pessoas que tiveram o sonho de ganhar dinheiro na internet e hoje conquistaram a tão sonhada e desejada independência financeira.
Saiba que nem todos estão ganhando uma fortuna, mas os bons ganham bem mais do que aqueles que estão presos no horário comercial e escravos dos bancos de horas.
Mas Como Isso é Possível?
Sabemos que de uma forma ou de outra, eles fazem marketing de conteúdo.
Você vai ouvir falar de inbound marketing, content marketing, search marketing, seo
marketing, entre outros.
Mas o que eles tem em comum? Todos usam o conteúdo para atrair leitores e usuários e transformá-los em clientes.
Funciona assim: você oferece conteúdo de qualidade e gratuito, com relevância, e de quebra sugere um produto ou serviço relacionado a esse assunto.
E esse mercado do Marketing Digital não para de crescer.
O leitor é segmentado pela busca que faz no Google, é atraído pelo conteúdo, percebe autoridade no site ou blog e, então, se sente tentado a seguir a sugestão daquele post.
Funciona, e é uma estratégia que pode ser usada de forma ética e transparente.
E se você está preocupado por não ter o que vender, mantenha a calma: você pode vender sem possuir de fato um produto ou serviço.
Existem inúmeros e-commerces e plataformas que trabalham com afiliados, por exemplo, e você pode ganhar comissão oferecendo livros, cursos, viagens, passagens, estadias em hotéis, ingressos turísticos e muito mais.
Você pode escrever sobre literatura, indicar um livro que leu e ganhar comissão pela venda.
Você pode escrever sobre um hotel onde se hospedou, indicar o link e ganhar comissão pela reserva.
Você pode oferecer um produto relacionado ao assunto sobre o qual escreve, seja ele qual for, e ganhar a comissão por cada venda.
E além desses inúmeros serviços de afiliados que já existem, você pode criar suas próprias parcerias e ainda inventar seus próprios produtos, como cursos e livros digitais sobre o assunto que você domina.
A partir de agora, você muda toda a lógica de produção de conteúdo:
Primeiro, encara o leitor como um usuário em busca de uma solução e, depois de resolver o problema, você ganha dinheiro por ter ajudado.
Parece uma boa troca?
#3 – Texto sem SEO não vale nada
A produção de conteúdo é vasto e você pode explorá-lo melhor para se tornar independente do mercado de trabalho.
Nos primeiros dois tópicos sobre texto, você aprendeu que você deve encarar o leitor como um usuário que pode virar um cliente.
Agora, vai aprender como chegar até esse leitor. Entenda o seu leitor como um consumidor de informação e ofereça a melhor solução ou resposta para essa demanda.
O Google Busca a Melhor Resposta
O Trabalho do Google é oferecer a resposta mais relevante para a pesquisa do usuário.
E o seu é criar esse conteúdo.
Agora você vai aprender técnicas que vão ser relacionadas de forma simplificada nesse artigo e, no fim, você pode dar mais um passo nessa jornada e conhecer todos os segredos e truques para elevar seu conteúdo a um próximo nível.
Vamos usar como base aqui a palavra-chave, que é aquele termo buscado no Google.
Não esqueça: a Palavra-chave é a essência do texto. É a partir dela que você vai criar a sua pauta de conteúdo
Você pode encontrar palavra-chave fazendo buscas no próprio Google (Google Instant) e encontrando sugestões relacionadas, usando o Keyword Planner, o SEMRush, entre outros.
Como construir um texto a partir da palavra-chave?
Digamos que a palavra-chave seja “emagrecer rápido”.
Para começar você deve criar o seu conteúdo a partir da palavra-chave, sempre solucionando o problema do usuário e mantendo um tom de diálogo com o leitor.
Você precisa pensar sobre a intenção do usuário ao fazer determinadas buscas e em torno disso entregar conteúdo relevante para ele.
Para isso, além de fazer um exercício de imaginação considerando as possibilidades,
você deve fazer uma busca no Google com essa palavra-chave e descobrir como os sites concorrentes abordam o assunto.
A partir dessas pesquisas você já vai ter uma boa ideia do que o Google Considera relevante, e de posse dessas informações criar conteúdo ainda melhor que os dos seus concorrentes.
Feito isso, e já de posse do seu texto, você precisa se preocupar com o SEO.
Vou te apresentar 3 técnicas para você dominar rapidamente.
#1 – Usando o h2 e o h3 no Post
Você provavelmente já ouviu falar em headers: São subtítulos ou cabeçalhos, dependendo da plataforma de publicação ou edição.
Eles ajudam a estruturar o texto: os h2 são os subtítulos principais e os h3 são os subtítulos dos subtítulos que podem aparecer dentro de cada h2.
Esses subtítulos ajudam o leitor a se situar dentro do seu artigo, mas também são essenciais para dizer ao Google: “Olha, esta parte do conteúdo é muito importante”.
Então, o ideal é usar a palavra-chave no primeiro h2.
Ou seja, “emagrecer rápido” deve aparecer no primeiro h2, de preferência no início do
subtítulo.
Por Exemplo:
Emagrecer rápido: 13 dicas para você conseguir resultados de forma saudável, use a palavra-chave em mais algum h2 mas de forma que soe bem natural, se parecer forçado não use.
Use variações da palavra-chave em outros h2 e h3.
Os h3 devem aparecer dentro do h2 e podem ter a keyword ou uma de suas variações,
Mas sem parecer forçado.
Você não precisa ter necessariamente os h3, mas você precisa, no mínimo, de dois H2.
Como nossa estratégia prevê textos de, no mínimo, 1 mil palavras, você vai usar, normalmente, pelo menos três h2. Mas pode usar mais.
É bom lembrar que os h2 e h3 favorecem a leitura diagonal, que não vai do início ao fim do texto como se fazia antigamente, ok?
2 – Partes do Conteúdo que precisam conter a Palavra-chave
Aqui listei 5 partes do conteúdo que precisam conter a palavra-chave:
● Título, de preferência no início.
● Primeira frase ou, no máximo, segunda frase. Mas ideal aqui é na primeira frase para que o Google tenha certeza de que o seu conteúdo relacionado a palavra-chave é relevante para o usuário.
● Primeiro H2, de preferência no início. Deve fazer sentido a estrutura do seu artigo e não pode ser igual ao título.
● Meta title, que é o título que vai aparecer para o Google. De preferência, a palavra-chave deve aparecer no início do meta title. Para quem usa o WordPress o plugin yoast Seo ajuda muito nessa tarefa.
● Na URL, que deve ser curta e conter a palavra-chave integralmente.
Exemplo: https://nomedosite.com/emagrecer-rapido-13-dicas-para-voce-emagrecer-de-forma-saudavel
Ou você pode encurtar: https//nomedosite.com/emagrecer-rapido
Melhor assim não é mesmo.
Se você seguir essas cinco regras quando produzir o seu conteúdo ou melhorar o que você já tem, garanto que você já vai ter um ganho considerável nos resultados.
Como descobrir qual é a posição do seu texto no Google?
Faça uma busca em uma aba anônima do Chrome pela palavra-chave desejada.
Porque anônima? Porque o Google capta suas preferências e localização, isso afeta os resultados.
Ou use o SEMRush para ajudar a monitorar as suas palavras-chave.
3 – Técnicas de SEO super-rápidas para recuperar posts antigos e leva-lo ao topo
Se você tem posts já publicados as técnicas a seguir irão ajudar você a dar aquele UP no seu conteúdo e conseguir resultados rápidos.
- Faça uma Pesquisa pela palavra-chave desejada
no Google e passe os olhos por cima dos meta titles dos concorrentes, título
usado pelo Google nos resultados.
- O seu meta title deve ser mais atraente aos olhos do leitor, deve gerar mais cliques e deve trazer a palavra-chave, de preferência no início.
- Agora você vai até o seu post antigo e vai direto para o título, coloca a palavra-chave no início dele e faça ele ficar o mais criativo e informativo possível.
E agora?
- Agora você vai até a sua Meta title e faça ela se diferenciar dos seus concorrentes.
- Você precisa ter um CTR (click thru rate – taxa de cliques) maior e, para isso, precisa chamar a atenção: incluir números, tipo 7 coisas que você precisa saber, dá resultado, sim. A palavra-chave deve ser usada, e de preferência no início.
- Uma construção que funciona é usar a palavra-chave seguida de dois pontos.
Por Exemplo:
Emagrecer rápido: 8 alimentos que irão te ajudar nessa tarefa
Considere um limite de 60 caracteres.
Pronto?
Agora, a última parte da técnica.
Mexa nas duas primeiras linhas do texto, trazendo a palavra-chave para o início, para que o Google e principalmente o leitor entenda sobre o que é o seu artigo.
Lembre-se: Seja claro, objetivo e Interessante
Agora o seu post está pronto para subir posições sem dúvida.
O pouco que fizemos aqui já vai fazer toda a diferença na hora de ranquear o seu artigo para o Google.
Aguarde alguns dias e acompanhe o resultado fazendo uma busca anônima no Google pela palavra-chave.
O texto tem apenas 7 segundos para chamar a atenção do leitor
Esta parte é para quem já tem experiência em redação.
Você já deve ter percebido que o texto virou um diálogo.
Acha estranho o modo como esse artigo foi construído, com parágrafos de uma linha e o tom de conversa que inclui o leitor (você) na história desde o primeiro instante?
Pode ter certeza: este modelo é proposital.
Estamos em uma era digital em que os dispositivos móveis se tornaram quase que um computador de mão para os usuários.
Você deve ficar atento a esse universo para você não correr o risco de falar sozinho. Então é preciso se adaptar urgentemente
Há muito tempo os textos tinham aquelas características formais dos velhos jornais. Como a oferta de textos e conteúdos eram limitados as pessoas liam o que era oferecido.
Hoje, as coisas mudaram completamente.
Existe uma infinidade de blogs por ai e ninguém vai ficar lendo o que não condiz com aquilo que o usuário procura.
Se o leitor não se identificar com o seu texto nos primeiros segundos, ele vai fechar a aba e partir para o próximo blog.
Então você precisa prender a atenção do leitor no logo no primeiro parágrafo.
Lembre-se sempre para quem você está escrevendo e por que você está escrevendo.
Você precisa mostrar para o leitor o que ele vai ganhar com a leitura do post.
E lembre-se dessas 8 regras:
1 – A palavra-chave é a essência do texto, que deve ser construído a partir dela e em torno dela.
2 – Você precisa entender a semântica da busca e o problema que o leitor deseja resolvercom aquela palavra-chave.
3 – O texto deve apresentar uma solução para o leitor.
4 – As duas primeiras linhas do post devem deixar bem claro o assunto do texto.
5 – Os três primeiros parágrafos (curtos) precisam convencer o leitor de tudo que ele tem a ganhar por continuar a leitura.
6 – Um post é uma criação viva, que vai ter comentários, colaborações e atualizações de rotina.
7 – Inclua o leitor na história: faça perguntas, interrompa a narrativa, inclua o usuário (“você”) nos exemplos, peça interação e depois interaja.
8 – Desde a primeira linha, lembre para quem você está escrevendo.
Conclusão
Você viu como é importante adotar essas práticas de SEO nos seus artigos, viu também como o texto no Mundo digital principalmente quando se trata de Marketing de conteúdo, ele é muito diferente daqueles textos que você está habituado a ler em jornais e revistas.
Você pode notar que os textos para blogs são limitados em no máximo três linhas por parágrafo, isso porque facilita a leitura em dispositivos móveis e dá aquela sensação de o artigo ser curto. Dá menos “preguiça” de ler.
Essas dicas são imprescindíveis para você escrever ótimos conteúdos e de quebra aplicar as técnicas de SEO aqui mostradas. Mas logicamente existem muitas outras técnicas de SEO que não foram abordadas aqui.
Aqui apresentei apenas o básico para você melhorar os seus artigos a assim já indo mudando de posições nas pesquisas até atingir o topo.
E por último existe um método ainda melhor para encurtar o caminho:
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