Quais as tendências para o Marketing Digital em 2020?
Nesse artigo vou passar para você as 5 tendências do Marketing Digital que irão impactar na forma como você divulga o seu site e os seus produtos.
Sabemos que em 2010 foram preenchidos com tendências tecnológicas que alteraram para sempre a identidade do marketing de afiliados.
Novas plataformas sociais como o Instagram foram introduzidas, os celulares transformados em supercomputadores e o streaming de vídeo restringiu o consumo de conteúdo.
Quando entramos no ano 2020, novas tendências novas inevitavelmente mudarão o cenário da indústria mais uma vez.
Se você quer trabalhar com o Marketing de afiliados é bom ir se adaptando, as novas tendências que estão surgindo que irão impactar de forma significativa o Marketing que conhecemos hoje.
Então vamos as 5 tendências do Marketing Digital para você ficar antenado.
Índice de Conteúdo
1- Pesquisa Por Voz
Existe uma estimativa de que em 2020 , 50% de todas as consultas de pesquisa on-line serão iniciadas pela tecnologia de pesquisa por voz .
Esse aumento pode ser pelo menos parcialmente atribuído ao aumento da popularidade de dispositivos de alto-falante inteligente como o Google Home e o Alexa da Amazon.
Essa mudança é significativa porque as pesquisas por voz e texto são de natureza diferente. As pessoas não dizem em voz alta as mesmas combinações de palavras que digitariam em um mecanismo de pesquisa.
Por exemplo, digamos que você queira encontrar o tópico desta postagem.
Se você usasse a pesquisa de texto tradicional, provavelmente digitaria algo como:
“Tendências do Marketing Digital 2020”.
Você está tentando incluir informações importantes de maneira concisa.
Se você usasse a pesquisa por voz, diria algo semelhante a:
“Ok Google / Alexa, quais são as principais tendências digitais que afetam o marketing de afiliados em 2020?”
Observe como a pesquisa de texto se concentra em algumas palavras – chave e a pesquisa por voz é conversacional . Também é formado como uma pergunta.
Os dois são frases completamente diferentes e, portanto, podem retornar resultados de pesquisa completamente diferentes.
A mudança para a pesquisa por voz significa que muitas das regras e diretrizes tradicionais de SEO e marketing de conteúdo correm o risco de se tornar ineficazes.
Em vez de apenas tentar corresponder palavras-chave específicas, os afiliados que usam SEO agora devem ter o cuidado de posicionar o conteúdo como resposta a uma pergunta para otimizar a pesquisa por voz.
Todas as evidências sugerem que essa tendência continuará a crescer e, nesse caso, haverá uma mudança substancial nas ideologias do ranking de pesquisa no ano 2020 e nos próximos anos que virão.
2 – Anúncios Nativos
Em 2019, quase US $ 44 bilhões foram gastos em anúncios nativos apenas nos Estados Unidos. Isso representa um aumento de quase 25% em relação ao valor gasto em 2018.
No próximo ano, espera-se que 2/3 dos orçamentos de exibição dos anunciantes sejam alocados a alguma forma de publicidade nativa.
Sua popularidade é compreensível. Ele realiza a difícil tarefa de tornar os anúncios ininterruptos.
Só faz sentido que os usuários tenham mais probabilidade de clicar em um anúncio quando ele estiver integrado ao conteúdo que está consumindo.
O crescimento contínuo da publicidade nativa também é impulsionado pelo fato de ela assumir várias formas.
Anúncios gráficos no feed, listagens promovidas e até conteúdo de vídeo podem apresentar características nativas que aumentam o engajamento.
O conceito de publicidade nativa apresenta o desafio de encontrar maneiras novas e criativas de desfocar as linhas entre publicidade e conteúdo.
Se a superação desse desafio continuar a proporcionar um retorno lucrativo para os anunciantes, os anúncios nativos continuarão evoluindo como uma estratégia de marketing digital super eficaz.
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3 – O Poder dos Influenciadores no Marketing Digital
Na sua essência, o marketing de influenciadores é o marketing de afiliados.
Os afiliados, especificamente aqueles que utilizam fontes de tráfego não pagas, têm exatamente o mesmo objetivo que os influenciadores.
Por exemplo, um afiliado que usa um grande número de seguidores no Instagram para promover campanhas está realizando a mesma coisa que um influenciador “tradicional” do Instagram.
Eles estão monetizando sua plataforma com sua base de fãs.
Há muitas evidências que apóiam a ideia de que o marketing de influenciadores é simplesmente mais eficaz para envolver os usuários do que muitos outros métodos de marketing.
Por exemplo, um estudo sobre marketing de influenciadores mostrou que ele pode gerar 11x mais ROI do que anúncios em banner .
Portanto, é óbvio que este é o mais recente burburinho do mundo do marketing digital.
Os influenciadores são bem-sucedidos porque são capazes de construir um relacionamento autêntico e confiante entre si e os outros. Essa confiança se traduz em negócios.
Para o seguidor, o produto ou serviço que as pessoas que estão seguindo estão promovendo é mais essencial do que seria.
Para afiliados, promover campanhas dessa maneira pode se tornar uma opção mais atraente em relação a outras fontes de tráfego, especialmente a longo prazo.
A única ressalva é que acumular uma base de usuários grande o suficiente para gerar receita leva uma quantidade significativa de tempo e trabalho.
No entanto, se alcançados, os ganhos a longo prazo podem rivalizar com qualquer fonte de tráfego.
Também podemos ver as redes afiliadas tomando mais uma iniciativa para estender a mão para que os influenciadores trabalhem como afiliados.
Trabalhar com redes oferece benefícios para influenciadores que não existem quando se trabalha diretamente com marcas.
Portanto, apresenta uma oportunidade de parceria em que ambos podem sair ganhando.
4 – A Inteligência Artificial no Marketing Digital
Mencionei anteriormente como os dispositivos de alto-falante inteligente estão se tornando itens domésticos comuns, afetando a maneira como as pessoas usam os mecanismos de pesquisa.
Isso é apenas a inteligência artificial unidirecional e a automação que estão impactando o marketing digital e isso é apenas o começo do que poderemos ver nesta década.
Talvez a maior tendência relacionada à IA que possa mudar a maneira como os afiliados promovam campanhas seja a publicidade programática.
A Publicidade Programática refere-se a estratégias de posicionamento e segmentação de anúncios determinados por softwares ou algoritmos automatizados.
Os anúncios do Google e do Facebook já implementaram funcionalidades de publicidade programática, como o recurso de otimização de texto múltiplo .
Isso permite que os anunciantes tenham uma variedade de criativos de anúncios segmentados automaticamente para usuários com maior probabilidade de interagir com essa combinação de elementos.
Em sua forma mais pura, é parte de uma mudança contínua no controle de humano para máquina, para determinar o que funciona e o que não funciona online.
Quanto mais sucesso for o último na geração de leads e vendas, mais você poderá esperar que seja a estratégia escolhida pelos anunciantes.
O fato de que essa tendência recentemente se tornou visível em plataformas de publicidade maiores é outro sinal de que pode estar pronta para causar um impacto significativo na próxima década.
Mais recursos e funções certamente serão explorados . Isso significa que provavelmente veremos o quão eficaz a publicidade em IA pode ser para dar às empresas, anunciantes e consumidores exatamente o que eles querem.
5 – Marketing Digital e os Dispositivos móveis
Não é novo, mas também não está terminando.
A migração dos usuários da Internet do desktop para o celular foi mais influente do que qualquer outra tendência tecnológica nos anos 2010.
Pense nisso: o consumo diário de mídia em dispositivos móveis cresceu 504% desde 2011 .
A maneira como as pessoas navegam na web, enviam e-mails e usam as mídias sociais mudou completamente, e com isso o marketing de afiliados também.
O tráfego móvel cresceu exponencialmente e as campanhas de aplicativos tornaram-se opções lucrativas de promoção para afiliadas.
O que é ainda mais notável é como há poucos sinais de estagnação no aumento do uso móvel.
Espera-se que até 2023, 7,33 bilhões de pessoas sejam donas de um dispositivo móvel.
Desde gastos com aplicativos até tráfego de vídeo , mais pessoas gastam mais tempo em seus telefones, fazendo mais coisas.
Mesmo após uma década de crescimento em todas as capacidades, os dispositivos móveis devem continuar a prejudicar a relevância já reduzida dos computadores.
Assim como na década passada, o marketing de afiliados precisará se adaptar ainda mais à mudança aparentemente interminável na maneira como os usuários passam seu tempo online.
Felizmente, as redes, afiliadas e anunciantes estão sempre se adaptando as novas mudanças.
Conclusão
Como você viu nesse artigo o Marketing Digital está em constante evolução. As mudanças ocorrem em uma velocidade muito grande.
Se você trabalha ou quer trabalhar com o Marketing Digital é muito importante você acompanhar as evoluções desse mercado para não ficar para trás.
Técnicas que você aprende hoje daqui algum tempo já não serão tão eficientes quanto antes. Por isso se você pretende trabalhar com o Marketing Digital, a dica é: Procure por cursos Atualizados no Mercado.
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E Você? tem alguma ideia de tendência diferente que você acha que afetará o marketing de afiliados nesta década? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo: