WordPress ou Blogger: qual a melhor plataforma para criar um blog? Essa é uma pergunta que faz toda diferença na hora de escolher qual plataforma utilizar. Vamos descobrir qual plataforma melhor atende ao seu projeto.

Finalmente você tomou a decisão de entrar no mundo dos blogs. Tudo o que resta a fazer é resolver os detalhes. Então, por onde começar? 

Você tem milhares de ideias para colocar em prática e compartilhar com o público, mas como você irá organizar e onde você irá publicar suas ideias? Qual plataforma se adequa melhor ao meu projeto? WordPress ou Blogger?

Parece que temos muitas dúvidas a serem sanadas. Diante dessas opções disponíveis, como você fará a escolha certa?

Conhecer bem as plataformas WordPress e Blogger fará com que você faça a escolha certa para o seu projeto 

Decidir exatamente o que o sistema CMS deve ter pode ser uma tarefa difícil, mas se você entender como cada sistema funciona, sua decisão se tornará muito mais simples.

Certamente, o segredo para escolher a plataforma de blog certa é saber quais são as suas opções e como elas pesam quando balanceadas na escala dos prós e contras. 

Índice de Conteúdo

A diferença entre o WordPress.com e o WordPress.org

Em primeiro lugar, deixe-me apresentá-lo ao WordPress.com e ao WordPress.org. Muito provavelmente você conheceu o WordPress de forma ou de outra. 

A maioria das pessoas acredita que seja um site de hospedagem gratuita com o qual você pode criar e administrar seu próprio site e muito mais. No entanto, essa sinopse realmente cobre apenas o básico. 

Deixe-me dar uma imagem muito mais clara.

O WordPress tem duas opções que se ajustam às diferentes necessidades de seu banco de dados. WordPress.com é a versão mais básica do WordPress. 

Devido à sua natureza gratuita, este serviço é um ponto de partida fantástico para aqueles que estão fazendo sua incursão no mundo dos blogs. 

Seus temas são gratuitos e alguns tem versão paga. Os plug-ins são ótimos como é o caso do Yoast, que ajuda e muito na otmização do seu site ou blog. 

Isso faz do WordPress uma ferramenta incrível para experimentar em estilo e formato. O WordPress.com está conectado à rede WordPress, permitindo que seu conteúdo seja compartilhado com um público muito amplo.

WordPress.org é o modelo de luxo do WordPress. É um avanço do básico, que oferece recursos exclusivos, como a opção de criar seu próprio nome de domínio e a capacidade de controlar completamente seu site e suas informações. 

Há uma taxa para usar esse serviço, mas ele permite que você controle as informações do site.

Google Blogger

Esse é um serviço oferecido pelo Google. É conhecido como Google Blogger e também permite acesso gratuito para criar seu próprio blog. 

Muito parecido com a sua contraparte (O Wordpress), seus temas e funcionalidades são limitados. Este site é de propriedade e operado pelo Google e, portanto, o Google detém os direitos sobre seu site ou informações.

Devido a suas semelhanças, o WordPress.org e o Google Blogger valem sua consideração ao escolher um Sistema CMS.

Vamos examinar essas duas plataformas separadamente para que possamos entender melhor o que estamos vendo aqui. E assim resolvermos esse impasse entre WordPress ou Blogger.

Prós e contras do Google Blogger

O Google Blogger tem muitos benefícios. É um serviço gratuito e fácil de usar, sem taxas ocultas. Ser de propriedade e operado pelo Google fornece uma plataforma de segurança pronta para usar que oferece liberdade e tranquilidade.

No entanto, o Google Blogger oferece temas, tecnologia, modelos e suporte limitados aos seus participantes, portanto, deixando os clientes se defenderem quando enfrentam dificuldades e preocupações operacionais. 

Uma vez que você tenha escolhido a plataforma Blogger, é extremamente difícil transferir o seu blog caso você mude de ideia e decida ir para outra plataforma de blog diferente. 

Você provavelmente perderá qualquer um dos valiosos SEO que você reuniu no processo de realocação. 

O Google também possui os direitos deste site e o futuro do seu site depende dos caprichos e fantasias de uma grande organização. Se o serviço não for mais viável aos olhos do Google, eles têm o direito de desativá-lo.

Prós e contras do WordPress.org

Se você é um blogueiro sério, precisa considerar os benefícios que o WordPress.org tem a oferecer. Várias opções de layout permitem que o processo criativo seja personalizado e dá ao cliente a capacidade de projetar seu blog com as especificações exatas.

Milhares de plug-ins disponíveis ajudam o usuário a personalizar o seu site de acordo com as suas necessidades. Provavelmente, o benefício mais notável para o WordPress.org reside no fato de que ele é auto-hospedado e seus dados, informações e site pertencem a você em sua totalidade

Esse recurso significa que qualquer futura reorganização ou relocalização pode ser realizada com muito maior facilidade. O WordPress.org dá acesso a uma rede completa com a qual você pode compartilhar e publicar seu conteúdo, criando assim o potencial para o seu site adquirir uma base de fãs e público-alvo mais amplos.

As duas principais desvantagens do WordPress.org estão no custo e na falta de segurança. WordPress.org não é um site gratuito. A capacidade de personalizar seu layout e adicionar vários plug-ins tem um preço. 

Quanto mais você adicionar ao seu site, maior será a taxa cobrada. As taxas em si podem não ser sua preocupação, mas quando se trata de segurança, você está sozinho. 

Você é responsável por proteger suas próprias portas, por assim dizer, e se você está apenas começando, pode não ser sua área de especialização.

Em última análise, é você quem deve decidir o que funciona melhor para você, mas é bom ter todas as informações antes de você dar o salto.

Enquanto está investindo seu tempo e esforço na criação de um blog que é exclusivamente seu, você deve considerar o longo prazo também. 

Qual é o futuro para cada um desses sistemas exclusivos de CMS?

Ao olhar para a plataforma Blogger, devemos primeiro admitir que é uma iniciativa do Google que se enquadra em um conjunto de aplicações dessa empresa. 

Temos testemunhado o desaparecimento de produtos como o Google Reader e o AdSense para feeds. Ambos os produtos foram licenciados para o Google e, portanto, estão sujeitos às decisões de negócios tomadas pela alta gerência. 

Outro exemplo é a recente desativação do Google+, que era uma rede social do Google.

Isso deixa um futuro tênue para o Google Blogger, já que ele também pode estar em risco em breve se for considerado desnecessário pela elite do Google.

Ou seja, é um risco a correr a longo prazo, uma vez que o seu conteúdo está em jogo.

Em contrapartida, o WordPress é uma entidade que não depende de uma empresa ou indivíduo. 

A príncípio não haveria dúvidas de que entre o WordPress ou Blogger seria mais confiável escolher o WordPress devido a certas peculiaridades do nosso amigo Google.

Globalmente, milhares de empresas confiam no WordPress e, portanto, ele cresceu e se tornou um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais populares do mundo. WordPress tem futuro brilhante e duradouro para olhar para frente.

Escolher a plataforma certa CMS significa que você precisa ter todas as informações. Vamos nos aprofundar em dois componentes essenciais de um sistema CMS eficaz.

Estar no controle

control 427510  340 - Wordpress ou Blogger: qual a melhor plataforma para criar um blog
Imagens: Pixabay

Deixe-me perguntar-lhe quanto de controle você precisa ter sobre o seu site? Você está satisfeito com ferramentas limitadas que só permitem que você execute tarefas específicas em seu site? 

E se você precisar fazer extensões em seu blog para atender a uma necessidade? 

Esta é uma característica importante para ter? Estas são algumas questões importantes que você precisa se perguntar. Se você considera algum desses recursos essenciais, o Blogger não é o serviço para você

Suas capacidades e ferramentas são limitadas e, portanto, você fica com o básico.

Por outro lado, o WordPress permite que você cresça e expanda seu site com o uso de layouts criativos e plug-ins interessantes que podem ser adicionados a qualquer momento. 

Se você desejar, poderá incorporar uma loja ou um portfólio personalizado no layout do seu site. As opções são infinitas!

Quando temos o controle, o WordPress se sobressai em relação ao Blogger!

Apoio, suporte

Ao avaliar um serviço, você precisa examinar o quociente de suporte também. O que acontece se você entrar em dificuldades e precisar de ajuda? O Google Blogger oferece suporte mínimo para seus usuários. 

Você pode descobrir um fórum de usuário, no entanto, ele fornece documentação básica e as opções são limitadas.

Agora, passe para o WordPress e veja como ele se comporta. O WordPress oferece documentação on-line, fóruns da comunidade e salas de bate-papo do IRC, onde usuários experientes e desenvolvedores do WordPress oferecem feedback e suporte. 

Além desse amplo suporte baseado na comunidade, você descobrirá que o WordPress tem uma série de empresas que fornecem assistência como um pilar adicional da rede WordPress.

Blogar é a onda do futuro e seu negócio é seu bebê. Para qual direção você irá agora que conhece todos os fatos?

Embora o Google Blogger e o WordPress.com sejam gratuitos, há vantagens significativas em investir seu tempo e esforço em um sistema bem estabelecido, de suporte e auto-suficiente. WordPress permite mais do que aparenta

Além disso o futuro do seu blog depende muito do sistema que você escolhe para apoiá-lo, então invista sabiamente.

Apesar de levar toda a pesquisa em consideração, eu sugiro que você confira o WordPress.org devido a muitas ferramentas que ele tem a oferecer. 

Embora a gratuidade possa ser um ótimo ponto de partida para experimentar, nem sempre é a melhor opção se você quiser ver seu negócio crescer e se desenvolver em todo o seu potencial. 

Embora o WordPress.org tenha um custo, você não precisa começar a todo vapor. Por apenas US$12/ano, você pode começar o seu blog com a possibilidade de expansão futura. 

Afinal, 25% dos usuários da web escolhem o WordPress em vez do Google Blogger!

E então, decidiu qual plataforma utilizar? deixe a sua opinião nos comentários. Aproveite e confira o artigo do site tudo sobre hospedagens para reforçar a sua escolha entre WordPress ou Blogger.